Developers! Developers! Developers! Developers!
Um dos momentos mais famosos - senão o mais famoso - do ex CEO da Microsoft, Steve Ballmer, é quando ele grita 16 vezes “Developers!” (veja seu clip de 20 segundos no Youtube ). Embora ele, com quase 2 milhões de views, seja o porta voz oficial dessa mensagem, ela não é uma verdade exclusiva dele. Programadores são o motor de qualquer empresa que oferece algum serviço ou produto online - e este conceito é ainda mais forte em startups, onde a diferença entre um bom e um mal programador pode definir o sucesso ou não do negócio.
Este é um assunto muito claro na mente de qualquer empreendedor/administrador/dono-de-negócio. Eles sabem que é dificil achar um programador capaz de mover uma startup, e é ainda mais dificil mantê-lo. Entretanto, no dia a dia, este conceito normalmente se torna mais abstrato e menos perceptível nas decisões administrativas, é fácil dar como certo que a equipe de programadores estará sempre ali. - Este pode ser um erro fatal.
O desenvolvimento de software, assim como qualquer outro negócio, tem como objetivo produzir dinheiro. Podemos simplificar o objetivo principal para qualquer projeto como "produzir o máximo possível com o mínimo necessário", isso é claro, sem perder a qualidade.
Então podemos nos perguntar como fazer isso. Como conseguir que sua equipe, com o mesmo tamanho e custo, produza mais e melhor?