Como desenvolvedores felizes são melhores pra um projeto

by Fellipe Brito
@fellipebrito

Developers! Developers! Developers! Developers!

Um dos momentos mais famosos - senão o mais famoso - do ex CEO da Microsoft, Steve Ballmer, é quando ele grita 16 vezes “Developers!” (veja seu clip de 20 segundos no Youtube ). Embora ele, com quase 2 milhões de views, seja o porta voz oficial dessa mensagem, ela não é uma verdade exclusiva dele. Programadores são o motor de qualquer empresa que oferece algum serviço ou produto online - e este conceito é ainda mais forte em startups, onde a diferença entre um bom e um mal programador pode definir o sucesso ou não do negócio.

Este é um assunto muito claro na mente de qualquer empreendedor/administrador/dono-de-negócio. Eles sabem que é dificil achar um programador capaz de mover uma startup, e é ainda mais dificil mantê-lo. Entretanto, no dia a dia, este conceito normalmente se torna mais abstrato e menos perceptível nas decisões administrativas, é fácil dar como certo que a equipe de programadores estará sempre ali. - Este pode ser um erro fatal.

O desenvolvimento de software, assim como qualquer outro negócio, tem como objetivo produzir dinheiro. Podemos simplificar o objetivo principal para qualquer projeto como "produzir o máximo possível com o mínimo necessário", isso é claro, sem perder a qualidade.

Então podemos nos perguntar como fazer isso. Como conseguir que sua equipe, com o mesmo tamanho e custo, produza mais e melhor?

“Nunca existiu nenhuma mente brilhante sem um pouco de loucura.”
- Aristóteles

Mantenha seus programadores felizes

Veja, ninguém aqui está falando em transformar seu escritório num fliperama ou ainda num playground da faculdade onde o tempo é dividido apenas entre bolas de sinuca e copos de cerveja. O ponto é menos sobre o que se fazer e mais sobre como se fazer.

Como qualquer caso de estudo com seres humanos, há diferenças em opiniões extremas, mas é possível chegar a um bom grupo de fatores que se aplicam a maioria. Sendo assim, aqui vão alguns conceitos sobre como ter uma equipe de desenvolvedores felizes.

Desafie-os

Bons programadores não querem simplesmente escrever código. Eles gostam de desafios, tentar novas coisas, resolver problemas. Escrever código é apenas uma das muitas atividades que eles executam. Muitas vezes, escrever o código é o que menos toma tempo.

Permita que seus programadores estejam envolvidos no planejamento do projeto. Dê a eles a oportunidade de participar da subdivisão das tarefas, exercerem a criatividade em busca da melhor solução, falarem com liberdade e sempre serem ouvidos. Não descarte as idéias, por mais improváveis que elas pareçam.

Além de permitir que programadores falem e sejam ouvidos, permita que eles tomem decisões. Bons programadores são adultos o suficiente para tomar decisões, e com certeza responsáveis o bastante para arcar com as consequências. Não limite seu time de programadores a organizações, ferramentas e paradigmas que impeçam eles de inovarem.

As pessoas precisam de autonomia sobre suas tarefas ( o que elas fazem ),
o tempo ( quando elas fazem ), o time ( com quem elas fazem )
e a técnica ( como elas fazem ). Então dê a elas
autonômia.
- Daniel Pink

Por fim, permita que seus desenvolvedores criem - não os prenda apenas as tarefas que acontecem exclusivamente nos projetos do seu produto ou de seus clientes. Grandes referências em desenvolvimento de software tem a prática de dar algumas horas livres por semana para que seu time trabalhe no que eles bem entenderem ( foi assim que o google criou o gMail ).

“O espirito de time é perceptível em cada membro da equipe e apreciado por todos os clientes.”
- Fellipe Brito

Estes conceitos funcionam na prática!

Na Devlandia nós adotamos todos estes conceitos, e alguns mais. O resultado tem sido surpreendente. Nosso time está junto há anos, todos continuam motivados e trazendo novas idéias semana após semana.

Sempre que começamos um novo projeto, abraçamos ele como se fosse nosso. Com a liberdade que nosso time tem para participar da criação e planejamento das tarefas, eles entendem e agem como se cada idéia nova de um cliente fosse sua própria idéia e assim o comprometimento com o sucesso é algo que acontece naturalmente.

Se você quer que sua equipe, com o mesmo tamanho e custo, produza mais e melhor, o seu time de programadores deve estar envolvido com/como/quando e com quem eles trabalham. Na Devlandia nós traçamos isso como o norte na nossa bussola, ser a terra dos desenvolvedores mais felizes do planeta.

Você tem um projeto e quer que ele seja conduzido por um time feliz e comprometido? Traga ele para morar na terra com os programadores mais felizes do planeta.

Fale conosco

Precisa de nossa ajuda? Quer compartilhar uma idéia? <Contate-nos>